O que foi o fenômeno visto e ouvido durante a madrugada no céu da região?

Uma bola de fogo, similar a uma explosão, foi registrada em várias cidades do Paraná e Santa Catarina por volta das 4h30.

 

 

Um forte barulho acompanhado de uma bola de fogo, similar a uma explosão, chamou atenção na madrugada desta terça-feira (8), na região.

 

O fenômeno foi visto em várias cidades do Paraná e Santa Catarina, entre elas Mafra e Rio Negro, onde moradores publicaram relatos nas redes sociais. “Quem mais ouviu um barulho por volta das 4h30, parecendo trovoada?”, questionou uma internauta rionegrense.

 

Em pouco tempo, surgiram vários outros relatos semelhantes, inclusive com vídeos.

 

Alguns canais de comunicação relatam uma possível chuva de meteoros provindas de detritos do cometa Harley, que passou a alguns anos atrás pela Terra.

 

Uma explicação do professor e astrônomo amador, Diego de Bastiani, através das redes sociais, dá conta de que o fenômeno é conhecido como “reentrada de lixo espacial” e dificilmente pode ser visto a olho nu.

 

“Existem milhares de satélites como esse rodando a Terra. Eles não estão mais ativos e, em algum momento, são atraídos para a Terra. Quando entram em contato com a atmosfera ocorre um atrito e um aumento bem alto da temperatura. Ele se fragmenta em vários pedaços e aparem essas bolinhas de fogo no céu. Em determinado momento eles queimam todo o material e alguns destroços caem na terra”, explicou.

 

Ainda, segundo o pesquisador, o retorno para a Terra não costuma causar danos. “Muitos desses satélites caem no oceano, não representando risco algum”, disse. Ele afirmou estar investigando de qual satélite se trata.