Raio, urubu, queda de árvore e acidente de trânsito deixaram a região sem energia

Entenda os motivos que causaram quatro situações de interrupção no abastecimento de energia elétrica em Rio Negro e Mafra na última semana.

Fotos: Divulgação

 

 

Em seis dias, quatro problemas distintos causaram quedas de energia elétrica em Rio Negro e Mafra.

 

O primeiro incidente e com mais consumidores afetados, foi na tarde de segunda-feira (23), quando uma árvore caiu sobre a rede e deixou quase quatro mil unidades sem abastecimento por cerca de três horas. O caso aconteceu na rua Nicolau Bley Neto, próximo do acesso à Vila Paraná, em Rio Negro.

 

Segundo Leandro Gonçalves, gerente da agência regional da Celesc em Mafra, a queda da árvore sobre a fiação causou um curto circuito, deixando sem abastecimento as áreas centrais das duas cidades.

 

“O curto circuito foi tão alto, que passou pelo equipamento de proteção e afetou o centro de Rio Negro e também de Mafra. Quando um curto de baixa impedância ocorre, como neste caso, ele provoca a abertura de vários circuitos”, explicou.

 

Colisão em poste

No início da madrugada de quinta-feira (26), um Chevrolet/Astra de Curitiba colidiu com um poste na avenida Presidente Frederico Heyse, no Centro de Mafra.

 

O acidente causou interrupção do abastecimento de energia em pelo menos mil consumidores.

 

De acordo com a gerência regional da Celesc, foram mais de quatro horas de trabalho, durante a madrugada, para realizar a troca do poste e reestabelecer o abastecimento.

 

 

Urubu

Ainda na madrugada de quinta-feira, por volta das 5 horas da manhã, uma situação inusitada foi registrada na subestação de Rio Negro.

 

Um urubu causou um curto circuito no local, causando um apagão de mais de uma hora em boa parte do município, incluindo o interior, área industrial, Bairro Alto e proximidades da Souza Cruz.

 

Segundo o gerente da agência regional da Celesc, o problema ocorreu quando o animal abriu as asas, fechou um curto circuito entre fases no barramento da subestação.

 

 

Descarga atmosférica

No final da tarde de domingo (29), mais de duas mil unidades ficaram sem abastecimento por cerca de duas horas. A interrupção foi ocasionada por uma descarga atmosférica na rede.

 

De acordo com Leandro Gonçalves, gerente da agência regional da Celesc em Mafra, a descarga rompeu um cabo, localizado nas margens da BR-116, próximo a entrada para o autódromo.

 

O problema afetou vários bairros e localidades do interior em Mafra e Rio Negro. As regiões com mais consumidores sem abastecimento foram Bela Vista do Sul, São Lourenço, Saltinho do Canivete, Avencal do Saltinho, Imbuial e Vila Nova.