Caminhões-pipa reforçam abastecimento no interior de Rio Negro

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através de uma parceria com a Sanepar iniciou um trabalho emergencial para abastecimento das comunidades de Queimados, Sítio dos Hirth, Fazendinha, Campina dos Martins e Laranjal

A estiagem que atinge a região sul do país vem prejudicando as comunidades do interior de Rio Negro. Nessas localidades, os produtores rurais não possuem sistema de abastecimento da Sanepar e dependem de micro sistemas próprios baseados em poços artesianos ou captação de nascentes próximas. Muitas comunidades estão sofrendo com a falta de agua desde o início do mês de abril, quando muitos poços começaram a secar.

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através de uma parceria com a Sanepar iniciou um trabalho emergencial para abastecimento das comunidades de Queimados, Sítio dos Hirth, Fazendinha, Campina dos Martins e Laranjal , que não possuem abastecimento de água tratada. Com um caminhão-pipa, as equipes realizam o reforço no abastecimento de caixas d’água instaladas em pontos estratégicos das comunidades, viabilizando o abastecimento das casas no entorno.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro, Izonel Carrara explica que a situação do fornecimento de água para as localidades do interior é bastante preocupante. Apesar da previsão de que durante o mês de maio volte a chover, o secretário diz que o volume de chuvas precisa ser suficiente para a recuperação das nascentes e poços das comunidades. “O cenário atual não é muito bom, então estamos nos preparando para atender a população também no mês de maio”, explica.