Coronavírus: profissionais de saúde relatam hostilidade durante abordagem em Rio Negro

Segundo o médico Rodrigo Gondro, que acompanhou a equipe, a situação foi constrangedora para os profissionais. 

Um grupo de profissionais de saúde foi hostilizado por moradores que utilizavam um campo de futebol, anexo ao Ginásio de Esportes José Muller, em Rio Negro.

Segundo informações, o grupo estava sem máscaras e curtindo o fim da tarde deste domingo (17), quando os profissionais da Unidade de Saúde Vereador Irajá Martins, foram até o campo para distribuir máscaras e orientar sobre os cuidados em relação ao novo coronavírus.

A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas o grupo dispersou antes mesmo da chegada dos policiais.

Segundo o médico Rodrigo Gondro, que acompanhou a equipe, a situação foi constrangedora para os profissionais. 

“Nossa intenção era distribuir máscaras e folhetos contendo explicações de como usar as máscaras. Infelizmente fomos afrontados e desrespeitados… Penso que não seja preciso morrer o primeiro ou o número de casos explodir na cidade para as pessoas se conscientizem”, lamentou o médico.

O médico também lembrou o aumento no número de casos confirmados que de 3, pulou para 6 na sexta-feira (15). Aumento também para o número de suspeitos que subiu para 19 casos em um único dia. 

“Estamos entrando no período mais frio do ano, período em que o aumento dos casos tende a se multiplicar. A situação é gravíssima e precisamos da conscientização de todos”, pontuou.

A aglomeração de pessoas não foi um caso isolado, no início da tarde a Praça João Pessoa, no centro de Rio Negro e na Praça Lauro Müller, em Mafra, estavam lotadas de pessoas, sem máscara e compartilhado o mesmo chimarrão. 

Último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde - Atualizado em 16/05/2020 - às 23h
Último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde – Atualizado em 16/05/2020 – às 23h