Equipe de combate a endemias alerta para cuidados com a dengue em Rio Negro

Morador da Vila São Judas Tadeu foi o primeiro caso do ano confirmado no município.

Foto: Divulgação

 

 

A equipe do setor de endemias de Rio Negro alertou a população sobre a importância de adotar medidas para evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.

 

Segundo a assistente social Mônica Abreu, recentemente, o município registrou o primeiro caso positivo de dengue do ano. O paciente era morador da Vila São Judas Tadeu e o caso já foi controlado.

 

Ainda de acordo com Mônica, frequentemente são encontrados focos de larvas em bairros do município, motivo pelo qual a equipe de endemias realiza constantemente ações de conscientização e combate ao mosquito em pátios, áreas públicas e residências.

 

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, também é responsável por outras enfermidades como febre amarela, Zika e Chikungunya.

 

O período de maior transmissão de dengue se dá entre os meses de março e abril, devido ao ciclo das chuvas e ao tempo necessário para a replicação e disseminação do vírus entre os humanos e os vetores. Os sintomas são parecidos com os da gripe, e podem causar febre, dor nas articulações, mal estar geral e dores na cabeça e atrás dos olhos.

 

“A colaboração da sociedade é essencial para o êxito de qualquer ação sanitária. A população tem um papel fundamental no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos criadouros são encontrados em residências. Logo, a limpeza nos quintais, calhas e outros locais que possam causar acúmulo de água é de suma importância neste trabalho”, destaca Mônica.