Fotos: conheça a melhor bolacha caseira de Riomafra

Concurso gastronômico premiou quatro receitas de bolachas na noite desta terça-feira (22).

 

 

A melhor bolacha de Riomafra foi premiada na noite desta terça-feira (22) durante o Concurso Gastronômico Rio Negro – Edição Bolacha.

 

O concurso, promovido pela prefeitura de Rio Negro, em parceria com a Escola Profissional Canal C e a Afubra, teve como proposta reconhecer o potencial gastronômico das bolachas caseiras.

 

Segundo a gerente das filiais da Afubra de Riomafra, Andréia de Melo Soares, a bolacha é uma receita muito apreciada pelos riomafrenses e o concurso é uma forma de resgatar valores e receitas passadas de geração em geração pelas famílias da região.

 

Ao todo, 48 inscritos participaram do concurso. De acordo com o proprietário da Escola Profissional Canal C, Geovane de Lima, a edição bateu recorde de participantes, o que dificultou a decisão da comissão julgadora. As receitas foram julgadas com base no sabor, apresentação, textura e criatividade.

 

A vencedora do concurso foi a rionegrense Vanessa Train, que produziu bolachas de melado tradicional, uma receita que aprendeu com a família de sua avó. “Esta é uma bolacha tradicional na minha casa, que ao longo dos anos, fomos adaptando e aperfeiçoando, principalmente com as decorações. Até hoje, a gente tem o costume de colocar as bolachas no pinheirinho de Natal. Sempre que chega uma visita, ela pode pegar uma bolachinha da árvore”, conta.

 

Conheça os outros vencedores:

 

1° lugar: Vanessa Train – Bolacha de Melado Tradicional – Prêmio: cilindro 4×1, misturador, extrusor e moedor.

 

 

2° lugar: Denise Tschoeke Sabatke – Delícias da Oma – Prêmio: cilindro com cortador de massa.

 

 

3° lugar: Sandra Maidl – Bolacha Sabor de Natal – Prêmio: curso de Doces Finos na Escola Profissional Canal C.

 

 

4° lugar: Osana Adamczevski Pilati – Bolacha de Laranja – Prêmio: vale-compras de R$ 200 nas Lojas Desigual.

 

 

Todos os inscritos também receberam certificado de participação.

 

O prefeito de Rio Negro, James Valério, acompanhou o evento e parabenizou os competidores pelas receitas. “Acredito que esses 48 competidores fazem a magia da gastronomia acontecer em nossa região. Gostaria de parabenizar a todos que contribuíram com o concurso e com o resgate de receitas de família que fazem parte da nossa história”, disse.

 

Esta é terceira edição do Concurso Gastronômico promovido pela prefeitura de Rio Negro. Na primeira edição, o concurso premiou a melhor cuca da região e na segunda, o melhor aluske.

 

Confira as fotos do evento:

 

[robo-gallery id=”55975″]