Jogo de celular inspirado no coronavírus ajuda a informar a população

Jogo criado pelo jornalista e desenvolvedor Alex Leal foi mencionado em coletiva do Ministério da Saúde.

Com a pandemia do coronavírus, o estúdio brasiliense Lizards Games do desenvolvedor Alex Leal, criou um jogo para simplificar as orientações de saúde para a população, e principalmente para as crianças. Denominado Virus Combat, o jogo tem um enfermeiro como protagonista, que coleta máscaras, auxilia pacientes em recuperação e evita o contato com o vírus.

O projeto foi inteiramente desenvolvido por Alex que é jornalista há 25 anos e trabalha como desenvolvedor de jogos digitais desde 2009. De passagem por Rio Negro, onde reside sua família, ele conta que a ideia do jogo surgiu com o momento atual de pandemia. “O jogo foi pensado como um produto de entretenimento baseada em notícias ou fatos reais. Existe até um gênero para isso, o Newsgame. Sou pioneiro nesse estilo e inclusive, criei o primeiro jogo político do Brasil em 2010 que também foi notícia em todo o país, em meio às eleições presidenciais vencidas por Dilma Rousseff”, conta.

O game foi produzido em aproximadamente 20 dias. De início, quando o jogo foi disponibilizado pela Google Play com o nome CoronaGame, o jogo foi excluído por ferir a política da empresa, que impede a exploração de fenômenos catastróficos. “No início fiquei impactado, mas eles me deram algumas soluções, como mudar o nome
do jogo e repensar o projeto. Com isso, fiz algumas alterações. Precisei mudar o nome para Vírus Combat e adaptar o tema, mas lógico que quem jogar ainda vai se sentir muito dentro da realidade do coronavírus”, ressalta Alex.

Na última semana, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, comentou sobre o jogo em uma coletiva e aprovou a iniciativa. “Ela ajuda no engajamento das pessoas porque promove uma adesão maior ao tema. Nós enxergamos isso como uma boa estratégia para aumentar o engajamento, principalmente de crianças e adolescentes”, disse Wanderson.

Conforme Alex, o jogo foi elaborado com todo o cuidado para repassar informações seguras e precisas, em conformidade com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde. “O jogo é uma ferramenta importante. Estamos criando novas formas de educação e treinamento, utilizando comunicação e tecnologia”, conta.

O game Virus Combat está disponível na loja virtual Google Play e deve chegar em breve para dispositivos com sistema iOS, na App Store.