Pátio da Secretaria de Saúde vira “cemitério” de ambulâncias

Uma ambulância ano 2022, doada pelo Governo do Estado, está entre os veículos abandonados e considerados ‘inservíveis’ pela Prefeitura.

Fotos: Robson Komochena

 

 

Pelo menos quatro ambulâncias estão abandonadas, em completo estado de deterioração, em Rio Negro.

 

Considerados ‘inservíveis’ pela Prefeitura, que justifica que a manutenção é inviável e o destino será um leilão, os veículos estão debaixo de árvores, no estacionamento da Secretaria de Saúde, na esquina entre as ruas Xavier da Silva e Sete de Setembro.

 

 

O estado de abandono foi flagrado pela reportagem do Riomafra Mix, que encontrou quatro ambulâncias, uma van de transporte de passageiros e dois carros, cobertos por folhas, limo e poeira, além de lixo no interior. Apesar da maioria dos veículos estarem sem as placas frontais, a reportagem conseguiu identificar todos eles.

 

O que chama atenção entre as ambulâncias abandonadas é uma Renault/Master Acessivel JI, ano 2022, com apenas dois anos de uso.

 

Com apenas dois anos de uso, Renault/Master Acessivel JI, ano 2022 (a direita) doada pelo Governo do Estado, está abandonada.

 

Além das quatro ambulâncias, também foram flagrados uma van de transporte de passageiros e dois carros.

 

Segundo dados do Sinesp Cidadão, os veículos são:

 

– Renault/Master Acessivel JI, ano 2022

 

– Mercedes Benz/415 CDI Sprinter, ano 2018

 

– Renault/Master ALLT AMB1, ano 2017

 

– Renault/Master ALLT AMB1, ano 2017

 

– Renault/Master EUR STDL2, ano 2015

 

– Fiat/Mobi Like, ano 2018

 

– VW/Spacefox Trend GII, ano 2014

 

 

Todas as ambulâncias estão identificadas com adesivos do Governo do Estado do Paraná, já que foram recebidas através de doações, em épocas distintas.

 

A quinta van, usada para transporte de passageiros, possui identificação do CAPS I, Secretaria da Saúde e Prefeitura de Rio Negro.

 

Já entre os carros, a Spacefox possui adesivos do programa Vigiasus, também doada pelo do Governo do Paraná, enquanto o Fiat/Mobi está identificado pela Prefeitura de Rio Negro e programa Saúde da Família.

 

 

O que diz o prefeito

Segundo o prefeito James Valério, em entrevista ao Riomafra Mix em outubro de 2023, quando participou do “Em Pauta Podcast”, os veículos são considerados ‘inservíveis’ e estão aguardando processo licitatório para um leilão.

 

“Fizemos um trabalho importante e recebemos, mais ou menos, cinco ambulâncias novas que não requerem manutenção. Temos novas e não vale a pena gastar o dinheiro do povo na manutenção de um material que não tenha qualidade”, disse James.

 

O prefeito também afirmou que, para 2024, serão solicitadas mais ambulâncias ao Governo do Estado.

 

“Estamos mapeando os carros, equipamentos e maquinários que não servem mais em todas as secretarias, para que seja feito um leilão. Em 2022, conseguimos R$ 1,3 milhão de venda de materiais desse tipo”, concluiu.