Prefeitura adquire direitos de exploração de pedreira em Rio Negro

Pedreira situada na localidade de Barra Grande vai atender produtores rurais do programa Porteira Adentro e auxiliar na manutenção de estradas.

Foto: Prefeitura de Rio Negro

 

 

A prefeitura de Rio Negro adquiriu os direitos de exploração de uma pedreira na localidade de Barra Grande para atender os agricultores e pecuaristas que participam do programa Porteira Adentro e para a manutenção de estradas e vias do município.

 

A aquisição do direito de exploração da pedreira, com área de 12.995,00 m², ocorreu através da Lei nº 3.215/2022, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Negro e sancionada pelo prefeito James Valério. A assinatura da compra foi realizada no último dia 11.

 

Para obter os direitos de exploração da pedreira, a prefeitura investiu cerca de R$ 250 mil. O direito para a exploração, segundo os estudos técnicos, é de 84 anos, e o volume da pedreira cadastrado na Agência Nacional de Mineração (ANM) é de seis milhões de metros cúbicos.

 

Segundo o secretário de Obras, Edson José Guenther, durante o ano de 2021 até este mês de agosto, a prefeitura utilizou para a manutenção de estradas, aproximadamente oito mil metros cúbicos de cascalho.

 

“Temos uma demanda muito grande de cascalho e o valor de aquisição é alto. Logo, precisávamos ter esse material à disposição. Com a aquisição da pedreira, conseguiremos atender a demanda da secretaria de Obras e da Agricultura com mais economia”, explanou.

 

Aos produtores rurais do programa Porteira Adentro, a distribuição das pedras deve ocorrer em breve em pontos estratégicos e de forma planejada pela prefeitura.