Rio Negro confirma mais seis casos positivos de covid-19

Entre as novas confirmações, apenas um dos casos tem idade inferior a 50 anos.

Na tarde desta sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Rio Negro confirmou mais seis casos de covid-19 em Rio Negro, totalizando 24 casos positivos. As confirmações são de três homens 58, 30 e 67 anos e três mulheres de 65, 53 e 63.

 

Segundo a secretária de Saúde, Simone Gondro, todos os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. “Normalmente quando eles recebem o laudo, surge uma incerteza do que o quadro positivo pode desencadear”, disse. Ainda de acordo com a secretária, todas as pessoas que tiveram contato com estes pacientes serão monitoradas.

 

Entre as novas confirmações, apenas um dos casos tem idade inferior a 50 anos. De acordo com Simone, a situação não reflete a falta de cuidados pela população mais idosa. “A maioria das pessoas idosas está tomando os devidos cuidados. O que acontece é que muitos jovens que estão em contato com esses idosos estão circulando e se descuidando. Com isso, eles acabam contaminando quem está em casa”, revelou.

 

Ainda de acordo com Simone, isso prova que há um grande número de pessoas assintomáticas no município. “Houve um grande número de pessoas contaminadas que não tiveram contato com outros pacientes que testaram positivo. Logo, há uma grande chance de termos muitas pessoas assintomáticas circulando pela cidade”.

 

Aumento de pacientes

A secretária afirmou que a previsão para os próximos dias é de aumento nos casos positivos, principalmente com o rastreamento das pessoas que tiveram contato com os novos seis casos. Além disso, algumas coletas de casos suspeitos também aguardam confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

Segundo Simone, o aumento dos casos é um reflexo do relaxamento da população e da falta de cautela nos cuidados. “Esse é um momento de parar e avaliar o que estamos fazendo. Precisamos intensificar as medidas de prevenção, evitar festas e aglomerações e adotar cada vez mais cautela no nosso dia-a-dia. Infelizmente as pessoas não estão mais acreditando na gravidade desse problema e nós estamos trabalhando diariamente e exaustivamente para que todo mundo tenha a mesma compreensão e entendimento sobre o vírus”, finaliza.