Solenidade no 5° RCC marca o Dia do Soldado em Rio Negro

Data celebra o nascimento de Duque de Caxias, Patrono do Exército.

Fotos: Pedro Luiz

 

 

O dia 25 de agosto é o “Dia do Soldado” e celebra o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército. Este ano, a data foi comemorada por todos os militares da guarnição de Rio Negro, com uma cerimônia cívico-militar no 5° Regimento de Carros e Combate (5° RCC).

 

 

Missões do Exército

O Exército é uma instituição nacional, permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, destinada à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

 

 

Exército no Paraná

Um dos predicados do Exército é sua capilaridade geográfica nacional e regional, estando presente no estado do Paraná em 32 municípios com 57 organizações militares, com mais de 3.000 militares.

 

Em Rio Negro, o 5° RCC foi criado em 1944 e recebeu a denominação histórica de Regimento Tenente Ary Rauen, em homenagem ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Ary Rauen. A organização também é condecorada com a Ordem do Mérito de Defesa, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados às Forças Armadas do Brasil.

 

 

O Patrono do Exército

O Marechal Luiz Alves de Lima e Silva “Duque de Caxias” lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.

 

Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foi a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha.

 

Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. É reconhecido na História com o codinome de ” O Pacificador”.