Vacina contra a gripe é liberada para população acima de 6 meses em Rio Negro

Para se vacinar, usuário deve procurar sua unidade de saúde de referência e apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Foto: Divulgação

 

 

Após Mafra ampliar a oferta de doses da vacina contra a gripe, a Saúde de Rio Negro anunciou nesta terça-feira (16) que o município também já está aplicando a vacina em todas as pessoas com idade superior a 6 meses.

 

A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, como principal estratégia de proteção contra o vírus da influenza. Para se vacinar, o usuário deve procurar sua unidade de saúde de referência e apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

 

Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.

 

A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, portanto é fundamental se vacinar anualmente.

 

Covid-19

A vacinação com a dose de reforço bivalente contra a covid-19 também está disponível em todas as unidades de saúde de Rio Negro para a população acima de 18 anos.

 

Podem receber a dose bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

 

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.