Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Viver intensamente o hoje, porque o ontem já foi e o amanhã não ainda não existe

A bíblia deixa claro os em seus ensinamentos a realidades sobre estas três situações.

Foto: Divulgação

 

 

As Escrituras Sagradas aconselham e ensinam muito sobre o “viver intensamente” o dia de hoje. Deus cria a cada dia individualmente. No salmo de número 118, versículo 24 lemos: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Regozijar e se alegrar, como a Palavra diz, é ser feliz e alegrar-nos a cada dia mais. É o Senhor que fez isto e planejou para nós. Hoje, as boas obras estão sendo preparados para nós, e vamos ter graça abundante e força para andar neles. (Efésios 2.10). Temos de aprender a contar os nossos dias e viver como se cada dia fosse o último.

 

É hoje que devemos suportar, sofrer e superar tudo com alegria, acreditando plenamente que Deus está no controle. Hoje vamos ser ousados e não perder a coragem. Cada dia é uma nova oportunidade.

 

Deus deu um novo dia, para um recomeço de tudo novamente. Agarremo-nos a essa nova chance, e façamos tudo o que for possível para ser melhor hoje do que ontem. A bíblia diz que ao amanhecer de cada dia, Deus renova sua misericórdia para conosco, e essa é a razão de não sermos destruídos (Lm 3.22 e 23a). Ao acordarmos já recebemos o milagre de estarmos vivo. É o milagre da vida que somente o Eterno Deus pode nos dar. Na oração do Pai Nosso Jesus fez menção do dia de hoje quando disse: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”, (Mt 6.11). O escritor da epistola aos Hebreus aconselha: “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração…”, (Hb 3.7 e 8a).

 

Não devemos jamais deixar que as dores por [aquilo que pensamos, falamos, decidimos ou fizemos] ontem, ou os temores pelas incertezas de amanhã, nos roubem das alegrias de hoje.

 

O ontem, já não mais existe. O ontem já se foi. Só restaram as lembranças boas ou ruins, alegrias ou tristezas vividas, das dificuldades superadas. As horas, já se foram, as águas já passaram. A saudades, oportunidades perdidas ou aproveitadas foi o que restou. Mas uma coisa é certa os benefícios do Senhor não faltou. Ele permitiu a respiração, a alimentação, vestuário e o sono. E aqui estamos. Mas o ontem já se desfez. Já não mais existe.

 

Quanto ao dia de amanhã, Deus ainda não o criou. A Bíblia diz que Deus, o criador de todas as coisas, vai fazer o dia de amanhã. Neste momento ele ainda não existe. Diante Bíblia adverte: “digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.” (Tiago 4.14a). Não sabemos o que acontecerá amanhã. Não sabemos nem se amanhã estaremos vivos. É por isso que temos um dia de cada vez para ser vivido.

 

Guardemos e praticamos as palavras de Jesus quando ensina dizendo: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal, (Mt. 6.34). Viver intensamente o hoje!

 

Deus te abençoe!