Família faz vaquinha para comprar cadeira de rodas motorizada a jovem com deficiência

Leonardo Yago Cidral, de 16 anos, nasceu com má formação de membros superiores e inferiores e com ausência de mãos e antebraços.

A família do mafrense Leonardo Yago Cidral, de 16 anos, criou uma vaquinha online para comprar uma cadeira de rodas motorizada ao adolescente que nasceu com má formação de membros superiores e inferiores e com ausência de mãos e antebraços.

 

Segundo a família, Leonardo utiliza prótese na perna direita para andar e conta com a ajuda de uma cadeira de rodas para longas distâncias. “Por não ter as mãos, ele necessita sempre do auxílio de alguém para empurrar a cadeira. Já com uma cadeira motorizada ele conseguirá se locomover sozinho e ter mais autonomia e independência”, disse a irmã Camila Cidral.

 

O adolescente não se encaixa em nenhuma síndrome existente e sua deficiência é exclusivamente física. Além da cadeira, a família também busca arrecadar doações para outras despesas, como tratamentos de fisioterapia, psicopedagogia, psicólogo, além de remédios, viagens para tratamento, alimentação especial e adaptação de roupas.

 

“Também queremos ir até Sorocaba para avaliação e confecção de uma nova prótese e para consulta com um ortopedista especializado”, conta a mãe de Leonardo, Aline dos Santos Cidral.

 

De acordo com os familiares, Leonardo é conhecido por sua capacidade de superação. Em janeiro de 2018, ele enfrentou uma cirurgia de grande porte na perna esquerda e ficou acamado por um ano e três meses, sem poder se locomover e afastado da escola. “Ele teve dores muito fortes. A recuperação foi lenta e dolorida e ele ainda está em reabilitação. Daqui um tempo terá que fazer esta mesma cirurgia na perna direita”, diz a mãe.

 

O objetivo da cirurgia na perna e quadril é melhorar a postura para melhor adaptar uma prótese com joelho flexível, que lhe dará mais mobilidade e autonomia.

 

Apesar de todas as dificuldades, a família acredita que com dedicação, amor e força de vontade, o quadro de Leonardo só tende a progredir. “O sorriso dele é mais evidente que qualquer limitação. As pessoas sempre nos dizem que ele é uma lição de vida e tem motivado quem enfrenta qualquer dificuldade”, contam.

 

Para ajudar com doações, acesse o link da vaquinha online.