Tempo médio para abertura de empresas em Mafra é de 4 horas

Segundo o Governo Federal, município é o mais rápido do país para se abrir uma empresa.

Foto: Divulgação

 

 

Mafra é a cidade mais rápida do país para se abrir uma empresa. O tempo médio para abertura é de 4 horas e 4 minutos, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal.

 

O resultado em Mafra é maior que a média de todos os estados brasileiros. Em Santa Catarina, o tempo estimado é de 2 dias e 6 horas, enquanto no Paraná é de 1 dia e 10 horas.

 

De acordo com o ranking, em segundo lugar está outra cidade catarinense. São José, na Grande Florianópolis, registrou o tempo médio de 4 horas e 18 minutos para abrir um novo empreendimento.

 

Segundo o prefeito, Emerson Maas, a administração está trabalhando bastante para desburocratizar os processos e tornar Mafra uma cidade empreendedora. O prefeito afirma, que antes de assumir a gestão, o município levava em torno de 13 dias para abrir uma empresa.

 

“Com muito trabalho de capacitação, conseguimos mudar este quadro e agilizar os processos. Estamos trabalhando para colocar Mafra no lugar de destaque que ela merece”, pontuou Maas.

 

A título comparativo, em Rio Negro, o tempo para viabilidade de novas empresas foi de 21 horas.

 

Novas empresas

A pesquisa do Governo Federal aponta que 1.674 novas empresas foram instaladas em Riomafra em 2021 e 621 foram fechadas. O saldo das duas cidades foi de 1.053 novas empresas (678 em Mafra e 375 em Rio Negro).

 

Mafra fechou o ano totalizando 5.162 empresas ativas, com 4.797 matrizes e 353 filiais. Já Rio Negro contabilizou 3.417 empresas ativas, com 3.211 matrizes e 206 filiais.

 

Brasil bate recorde

Mesmo com a pandemia no primeiro semestre de 2021, o Brasil bateu recorde de empresas abertas no ano passado. Durante o período, cerca de 4,2 milhões de novos CPNJs foram registrados, crescimento de 19,7% em comparação a 2020.

 

Em contrapartida, o país registrou o fechamento de 1,41 milhões de empresas, um aumento de 35% em relação a 2020.

 

No saldo entre empresas abertas e fechadas, o país teve um positivo de 2,6 milhões.