Agentes comunitárias realizam doações de máscaras

Meta é distribuir até mil unidades de EPIs para comunidades carentes.

O trabalho das agentes comunitárias de saúde ganhou ainda mais relevância com a pandemia do novo coronavírus. Mas um grupo de agentes de Rio Negro foi além nos cuidados com a saúde dos rionegrenses que precisam estar atentos à prevenção da Covid-19. Três agentes comunitárias da região do Bairro Volta Grande se uniram para promover a doação de máscaras de proteção à população.

 

Segundo a agente comunitária Anne Honnes da Silva, a ideia surgiu porque as agentes percebiam que muitas pessoas visitadas tinham situação de vulnerabilidade e pouca informação. “Uma das colegas propôs que comprássemos tecido para confeccionar para a unidade, então acabamos arrecadando também doações para que pudéssemos estender para a população”, conta.

 

Elas reuniram uma força tarefa de sete voluntárias costureiras que ajudaram na confecção das máscaras e, desde a segunda-feira (25), passaram a realizar doações durante as visitas às famílias. “Temos visto que muitas pessoas não possuíam mascaras e muitos andavam pela rua sem proteção”, observa. 

 

Segundo a agente comunitária Ivonete Almeida, as voluntárias já intermediaram a doação de 600 máscaras em média. A meta é chegar a doação de mil unidades. “Sabemos que não é muito, mas estamos tentando levar um pouco de proteção aos mais carentes da nossa comunidade, na expectativa de que tudo isso vai acabar um dia”, completa Anne.