Projeto para preservação de abelhas sem ferrão é aprovado na Câmara de Rio Negro

Proposta prevê meios de preservação às espécies sem ferrão e a instalação de colmeias em escolas e áreas públicas.

Foto: Divulgação

 

 

Com a proposta de preservar e divulgar a importância das abelhas nativas sem ferrão, a implantação do projeto “Jardins do Mel”, foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Negro na sessão ordinária da última terça-feira (23). O projeto de lei nº 43/2022 é uma iniciativa do vereador Ricardo Furquim (PP).

 

O objetivo principal do projeto é divulgar a importância das abelhas nativas sem ferrão e suas espécies nativas como a Guaraipo (Melipona bicolor), Manduri (Melipona marginata), Mandaçaia (Melipona quadrifasciata), Jataí (Tetragonisca Angustula) e Mirim (Plebeia sp).

 

A proposta também visa a instalação de meliponários (coleção de colmeias de abelhas sem ferrões) em escolas, hortas comunitárias, praças, parques e outras áreas públicas. Também está prevista a realização de estudos, palestras, reuniões e cursos para a formação dos Guardiões das Abelhas sem Ferrões nas escolas e comunidades interessadas.

 

Na justificativa do projeto, o vereador Ricardo Furquim destaca que, além de produzir mel, as abelhas são responsáveis pelo trabalho de polinizar as plantas para a produção de alimentos e da própolis com propriedades curativas comprovadas cientificamente.